27 de out. de 2014

BALANÇO DO DOMINGO DE ELEIÇÕES DO EFETIVO DA CPTUR IND

Dia 26/10/2014 - Domingo (ontem) ocorreu o segundo turno das eleições presidenciais em todo Brasil. E como em todo evento que acontece no país, foi necessário o planejamento das ações das forças de segurança no intuito de manter a ordem , nesse caso, dos locais de votação, garantindo o voto de cada cidadão que foi às urnas escolher um candidato para representação do povo brasileiro, o presidente da República Federativa do Brasil.

Não obstante, no Maranhão a movimentação foi grande, sendo que desde as 08:00h foram liberadas as urnas para receberem os votos. O horário foi estendido até às 17:00h, horário local.

Nesse sentido, o Comando da Polícia Militar do Maranhão - PMMA organizou uma força tarefa em todos os municípios do Estado afim de promover a garantia da segurança e da ordem pública. Muitos policiais viajaram para o interior do Estado na intenção de dar apoio ao efetivo do interior.

A Companhia de Polícia de Turismo Independente - CPTur Ind também deu seu apoio à esta mega operação, tendo parte do seu efetivo empregado em viagens para apoio no interior e parte empregado em rondas ostensivas e policiamento nas proximidades das escolas que receberam zonas eleitorais.


Policiais da ronda ostensiva junto com o Comandante na Base da Lagoa
Foto: CPTur Ind



Comandante, Sub Comandante e tropa organizando saída para as eleições
Foto: CPTur Ind


O balanço foi positivo, à medida que o objetivo final foi alcançado, com o êxito das eleições com segurança reforçada sob as asas da PMMA que garantiu a tranquilidade e a ordem. Porém algumas ocorrências foram observadas e mostram que mesmo no momento de maior demonstração da democracia do país, a polícia se mostra a verdadeira "sombra acima do calor ardente do sol da violência".

Citemos ocorrências envolvendo o efetivo da CPTur Ind:

  • Assaltantes de ônibus presos na Estrada da Mata:
Guarnição comandada pelo Cap. Wagner Subcomandante da CPTur Ind interviu assalto a ônibus na Estrada da Mata e conduziu dois suspeitos apresentado-os no Plantão da Delegacia da Cidade Operária - DECOP. Os encarregados da apresentação foram os soldados Sd Assunção e Sd Domingos, ambos da CPTur Ind.


Ônibus assaltado na Estrada da Mata
Foto: CPTur Ind


Assaltantes do Ônibus na Estada da Mata
Foto: CPTur Ind


Foto: CPTur Ind

Foto: CPTur Ind


Material apreendido
Foto: CPTur Ind


  •  Abordagem na área do Reviver:
Em ronda ostensiva na área do Reviver o 1° Ten. Edmilson da CPTur Ind e sua guarnição fizeram grande abordagem. Várias pessoas foram abordadas por venda de bebida alcoólica, o que é proibido no dia da eleição. Além disso, usuários de drogas e muito barulho com som automotivo.



Mega abordagem na área do Reviver
Foto: CPTur Ind


  • Localização de carro roubado:
Na mesma ocorrência das abordagens, a guarnição conseguiu localizar um carro tido pelo sistema como roubado. O condutor (que disse ser o proprietário) foi localizado proferindo palavras de baixo calão e foi conduzido tendo que prestar depoimento na delegacia explicando o caso. O carro foi guinchado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte - SMTT que foi acionada e logo deu o apoio necessário à ação.

Carro apreendido com suspeita de ser roubado
Foto: CPTur Ind

  • Carro autuado por uso indevido de película fumê espelhada:
Ainda nessa ocorrência foi interceptado um carro com uso indevido de película fumê do tipo espelhada, a qual é proibida. A condutora foi autuada pela condução indevida e teve que retirar a película no mesmo instante, sendo liberada pela guarnição logo após a regularização da situação.

  • Condução por roubo no terminal:
Dois suspeitos foram conduzidos por pratica de roubo na área do terminal da Praia Grande. Grupo religioso que trafegava pelo local foram abordadas pelos meliantes que subtraíram uma câmera fotográfica e uma bolsa com outros pertences. A guarnição do Cb R. Silva da CPTur Ind foi acionada e logo interceptaram e conduziram os meliantes ao Plantão Central da REFFSA.

Assaltantes do Terminal da Integração
Foto: CPTur Ind

  • Roubo na área da Ponta d'Areia:
Dois suspeitos de atuarem em roubo foram pegos em flagrante por subtrair celular de vítima que trafegava na área da Ponta d'Areia. A guarnição da VTR Lagoa conduziu os meliantes ao Plantão Central da REFFSA pra que fossem tomadas as medidas cabíveis. Ambos foram autuados em flagrante por roubo.


Conduzidos por roubo na Ponta d'Areia
Foto: CPTur Ind


A CPTur apoiou as escolas que em sua área de atuação foram utilizadas para as eleições e receberam urnas de seções eleitorais, sendo que em relação às eleições não houveram auterações na área da Companhia.

Parabéns a todos os policiais militares que estiveram envolvidos nas ações de prevenção de delitos e manutenção da ordem, proporcionando segurança e tranquilidade aos eleitores maranhenses. Parabéns à CPTur pela ocorrências atendidas e resolvidas graças ao efetivo preparado que possui.

3 comentários:

  1. Muito bom o empenho dos policiais e a ação meritória desses valorosos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os PM's da Cia e enfatizo o Excelente trabalho do Comandante Major Roberto. A tropa é o espelho do seu comandante!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a atuação da polícia. esses bandidos devem mesmo é ficar presos.

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões e elogios...!